quarta-feira, 8 de julho de 2009

Antes de tudo

Na presente data muitas providências já foram tomadas para a viagem. Vou voltar no tempo e escrever isso. Mas não sem antes relatar algumas coisas anteriores a isso. Elementos que, de alguma forma, fizeram nascer em mim o desejo de conhecer "la nostra Italia" ou que foram fundamentais para a decisão final: EU VOU PARA A ITÁLIA!!!

1. Fascinação pela história: sempre gostei de velharias. Um dos meus sonhos não realizados é ter um baú, daqueles antigões, de madeira de lei e dobradiças e fechadura de ferro. Ele vai servir para guardar documentos que contam a história da minha família, como fotos velhas, documentos amarelados e cartas com segredos familiares. Além disso, tenho grande admiração pelos meus antepassados - e pelos "oriundi" de modo geral - que atravessaram o Atlântico em busca de uma vida melhor, comeram o pão que o diabo amassou, e ainda assim venceram na vida. Pra mim, ir pra Itália é como reviver esta aventura.

2. Cidadania italiana: Durante um período da minha vida essa foi a minha grande obsessão. Junto com meu pai, levantamos uma série de documentos e descobrimos uma porção de coisas bacanas. Deixei tudo registrado num programa sensacional desenvolvido pelos mórmons, o Personal Ancestral File (www.familysearch.org). Pode baixar que é grátis!!! Infelizmente não conseguimos o documento mais importante, que é a certidão de nascimento (ou casamento) do meu tataravô. Não conseguimos, mas também não desistimos. A viagem à Itália contempla, entre outras coisas, a busca por um documento que prove por A mais B que sou descendente de um italiano nato.

3. Inconsciente: apesar de alguns obstáculos que às vezes me deixavam apático diante da vontade de viajar, algo me empurrava pra frente. Tinha uma vozinha que falava: "Vai se preparando, uma hora você vai pra lá!!!". Talvez tenha sido por causa dela que estudei durante três anos a língua italiana; e também que tenha encontrado um médico que, com vitamina C e um remédio pra verme, acabou com aquele que era o maior obstáculo à minha viagem. Este "Amico" vai ser difícil de esquecer!!!

4. Obstáculos: falando em obstáculos, foram alguns:

Grana.
Isso não é tão difícil de resolver quando se tem 7 anos para juntar dinheiro e um objetivo bem claro e definido.

Medo de avião.
Sou do tipo que acha que, se Deus quisesse que eu voasse, ele teria me dado asas. Mas ano passado fizemos nossa primeira viagem de avião, um voo curto de apenas uma hora, e percebi que o medo que eu sentia só de pensar em viajar não era nem metade daquele que eu realmente senti quando de fato voei. Porém, descobri também que certas coisas incríveis só podem ser vistas e vividas depois de uma viagem de avião. Avaliei, portanto, que 9 horas de voo é um preço baixo a se pagar pela realização de um sonho de vida.

Medo do desconhecido
. Sempre acreditei que uma viagem internacional não fosse pro meu bico. Afinal, como ia virar num lugar tão longe, como ia reservar hotéis e falar com pessoas que não falam português??? É incrível como, de repente, aparece uma pessoa na sua vida que te faz ver que as coisas são muito, mas muito mais simples do que parecem ser.

Bom, chega de conversa mole. A partir de agora vou falar sobre as coisas que já fizemos para que essa viagem saia de uma vez por todas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário