sábado, 11 de julho de 2009

Vamos ao trabalho!

Ok, viajar por conta própria é legal, é barato, é emocionante...mas dá trabalho!!! É óbvio, é um trabalho bem diferente daquele que você faz 8 horas por dia, 5 dias por semana. Mas uma viagem desta magnitude exige tempo e dedicação.

Vale lembrar que, quanto mais tempo você tiver para fazer isso, melhor. Mas só pra você ter uma noção, começamos a correr atrás das coisas dois meses antes da viagem. Partimos do zero e já está quase tudo decidido, faltando pouco menos de um mês para a viagem. Mas para isso foram necessários noites e finais-de-semanas inteiros pensando, planejando, decidindo, voltando atrás, decidindo de novo... E ainda assim, nem tudo saiu como nós desejávamos. Em uma das cidades na qual nos hospedaremos, por exemplo, já não havia albergues baratos com vagas disponíveis.

Aí vai uma pequena lista de coisas que resolvemos em cerca de um mês, em sua ordem cronológica. Esta lista serve também para quem vai viajar para qualquer lugar do planeta! :)

1. Passaporte: você não precisa de visto para ir pra Itália, só passaporte.

2. Itinerário básico: você precisa definir um itinerário básico (pelo menos por onde você chega e por onde você vai embora) e a quantidade exata de dias que vai ficar lá, para depois procurar companhias aéreas que te atendam.

3. Viagem aérea: com o itinerário básico nas mãos, pode começar a pesquisar quais as companhias aéreas oferecem um voo que se encaixe em suas necessidades bem como os preços praticados.

4. Seguro viagem: os países europeus exigem um seguro. Para isso, você precisa saber o dia que vai e o dia que volta.

5. Itinerário: se você ainda não elaborou um itinerário completo no passo 2, faça-o agora!!!

6. Locomoção: você precisa descobrir qual é a melhor forma de se deslocar entre as cidades do seu itinerário. Isso é importante principalmente para decidir os hotéis ou albergues nos quais vai ficar. Afinal de contas, não queremos andar quilômetros com uma mochila nas costas para chegar ao nosso local de hospedagem, certo?

7. Hospedagem: decidir o local no qual você vai ficar é resolver uma complexa equação com as seguintes variáveis: tipo de hospedagem, localização, qualidade e preço.

Um mapa é imprescindível! Ainda bem que existe o Google Maps e o Google Earth. Eu também comprei o The Rough Guide Italy Map, que você encontra em algumas lojas do Brasil e é bem legal!!!

Além disso, um guia ajuda bastante. Se você procurar, vai encontrar uma porção deles! Eu pesquisei bastante e comprei o Guia Itália Key Guides e o The Rough Guide To Italy. O primeiro eu recomendo fortemente. O segundo ainda não chegou! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário