sábado, 18 de julho de 2009

O itinerário

Fazer um itinerário para a Itália não é fácil! Trata-se de um país tão rico em história e beleza que uma vida inteira talvez não baste para conhecê-lo de norte a sul. Por isso, não importa se pensa em ficar um dia, uma semana, um mês... o tempo sempre vai parecer pouco.

A princípio estávamos planejando 15 dias pela Europa indo com a CVC. Substituindo esta viagem pelo "mochilão", concluímos que a grana economizada seria suficiente para bancar mais 12 dias, o que totalizam 27 dias de viagem no período de 10 de agosto a 05 de setembro (partida no dia 09 de agosto e chegada no dia 06 de setembro).

Tivemos que levar em conta dois fatores limitantes que acabaram impedindo a elaboração de um itinerário ideal: no dia 16 de agosto queria estar em Siena para ver o mais que tradicional Palio di Siena; e queria passar por Fiesso Umbertiano pelo menos 5 dias antes de terminar a viagem. Isso impediu, por exemplo, que fizesse um roteiro de mão única, partindo de Milão e chegando em Roma, ou que otimizasse meu tempo em alguns momentos da viagem, principalmente na Toscana.

Depois de dezenas de tentativas fracassadas, creio que chegamos a um roteiro bacana, roteiro este que não teria saído tão de acordo com nossas pretensões se não fosse o pessoal do mochileiros.com. Existem verdadeiras pepitas de ouro escondidas no meio daqueles posts!!! :)

Olha só como ficou. O que está em negrito são as cidades nas quais iremos nos hospedar. A partir delas vamos visitar outros lugares de trem. O deslocamento entre elas também será de trem. Em dois dias, devemos alugar um carro.

Milano
27/08: Assisi / Spoleto
Ferrara
28/08: Ferrara
29/08: Fiesso Umbertiano (carro)
Veneza
Milano
04/09: Peschiera del Garda
05/09: Milano

Serão 21 lugares, com a liberdade de mudar uma ou outra coisinha. Por exemplo, temos dúvida se vale a pena visitar Orvieto ou ficar mais um dia em Roma; se vale a pena ir ao Vaticano no meio da semana ou no fim de semana; se vamos pra Padova no dia 31/08 ou 01/09. Ou seja, pontos que não estão decididos e poderão ser melhor avaliados in loco, mas que não comprometem o itinerário principal.