sábado, 11 de julho de 2009

Parte II - A pesquisa

Pois bem, já estava decidido e pronto a enfrentar uma viagem de 9 horas rumo à Europa. "Il mio amore" também já tinha topado. Porém, quando o assunto é gastar dinheiro, eu pesquiso. E pesquiso muito!!! Sou taxado de mão-de-vaca por isso, mas nem me incomodo, porque sei que isso não é verdade! Eu só dou muito valor pra grana que eu ralo pra ganhar e ralo pra guardar. Pois bem, começamos a pesquisar preço de viagens à Europa.

Primeira e mais óbvia tentativa: CVC. Eu e "il mio amore" viajamos o ano passado por esta agência. Não foi nenhuma experiência inesquecível, e achei até que o desempenho dos guias deixou bastante a desejar. Porém, existe a facilidade de você não ter que fazer reservas e se preocupar com deslocamentos.

Pelo que entendi, a CVC não opera na Europa, mas vendem pacotes de uma outra agência, a Europamundo. Os caras nos entregaram um livro com todos os trajetos disponíveis que deu água na boca!!! Achei bem legal o esquema desta Europamundo. Eles fazem umas viagens meio "modulares" e você pode montar sua viagem "encaixando" estes módulos. Você pode até encaixar uns dias para ficar livre e pegar o "bonde" da Europamundo dali a alguns dias. Os preços também me pareceram justos.

Estávamos quase decididos a encarar um pacote de 15 dias pela Europa, visitando Espanha, França e Itália. Mas quando começamos a avaliar os detalhes da viagem, surgiram alguns "poréns":

1. dos 15 dias de viagem, aproximadamente 6 dias seriam na estrada. Uma conta rápida nos diz que aproximadamente metade do tempo seria dentro de um ônibus. Achei muito tempo!!! Tudo bem que em todos os trajetos teriam paradas de aproximadamente 3 horas para conhecermos um ou dois locais turísticos, mas cá entre nós: é muito tempo de chão;

2. dos poucos dias que sobrariam pra "descansar", teria coisas do tipo "1 dia em Florença" "1 dia em Barcelona". Seria o tempo de dar um tchauzinho pela janela do ônibus;

3. os hotéis com os quais a agência opera são, no mínimo, 2 estrelas, sendo frequente 3 e 4 estrelas. Em outras palavras, muita grana por um banho, uma cama e um café da manhã;

Concluímos que os pacotes oferecidos pela CVC / Europamundo não atendiam as nossas expectativas: muito tempo de estrada, hotéis caros e as tradicionais "amarras" de uma excursão. Ainda assim, fica a dica para quem prefere o conforto de ter uma agência organizando toda a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário